Notícias » MATO GROSSO

HC de Silval deve ser julgado esta semana

DA REDAÇÃO
Só Notícias com A Gazeta 2 de novembro de 2015, 15h11

SILVAL BARDevem ser retomados nesta quarta-feira (4) os julgamentos de mérito dos habeas corpus impetrados pelas defesas do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e do ex-secretário Pedro Nadaf, presos desde setembro em decorrência da Operação Sodoma. Os dois pedidos encontram-se em vistas com os desembargadores Pedro Sakamoto e Orlando Perri, respectivamente.

A expectativa é que a Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) inicie também a análise do terceiro preso por conta das investigações, o ex-secretário Marcel Souza de Cursi. Na última quarta-feira (28), Perri pediu vistas do processo envolvendo Nadaf. Antes dele, o relator da matéria, desembargador Alberto Ferreira de Souza votou pela manutenção da prisão preventiva, decretada em desfavor do ex-secretário.

O caso de Silval, que começou a ser analisado uma semana antes, não chegou a ser incluído na pauta. Também neste caso Souza se manifestou pela continuidade da prisão. Os três estão detidos no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC). Silval é acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de liderar um esquema de extorsão e cobrança de propina para a concessão de incentivos fiscais.

O esquema, de acordo com a acusação, era operado por Nadaf e Cursi, conforme o depoimento de um empresário, vítima da suposta organização criminosa. Além de abrir mão de créditos de ICMS no valor de R$ 2,5 milhões, o empresário teria pago ao grupo mais R$ 2,6 milhões em propina em parcelas mensais. Outras três pessoas participaram do esquema e também respondem a processo, mas seguem em liberdade.




%d blogueiros gostam disto: