Notícias »

Novembro Azul leva conscientização para prevenção do câncer de próstata

MARCOS CARDIAL
13 de novembro de 2014, 15h11

Alto Araguaia, MT – Saiu de cena o Outubro Rosa, entra o Novembro Azul dedicado à ações de prevenção ao câncer de próstata e a saúde do homem. No município de Alto Araguaia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), juntamente com o Núcleo de Apoio à Atendimento à Família (NASF), iniciou um trabalho que abarcará todas as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). A campanha tem o objetivo de chamar a atenção dos homens com mais de 45 anos sobre o autocuidado, e em especial, sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

O trabalho foi iniciado pelo PSF Vanessa Welter e segue até o final de novembro. Pelo planejamento, o ciclo de atendimentos abarcará todas as unidades de saúde. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no Brasil e o de maior incidência nos homens. É a quarta causa de morte por câncer correspondendo por 6% do total de óbitos por este grupo. No ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença.

EXAMES

O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA, que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. O recomendado é que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.

O médio responsável pelos atendimentos em Alto Araguaia durante a realização da Campanha Novembro Azul é o clínico geral Inácio Jesus Ferreira. A campanha é bem ordenada e o objetivo é atender cerca de 480 homens. O médico chamou a atenção para a necessidade do toque retal, principal forma de prevenir a doença. “Peço que os homens não deixem de recorrer ao médico. A prevenção é muito importante. E este mês teremos foco total no desenvolvimento desta campanha em Alto Araguaia”, afirmou.

Vários profissionais da saúde e das unidades básicas estão envolvidos na campanha. “O Novembro Azul é feito com uma grande conscientização sobre a importância de se procurar a unidade de saúde para se realizar o exame. Porém, o prefeito Maia Neto solicitou um trabalho diferenciado. Além das palestras, também estamos oportunizando os exames. Essa campanha envolverá todas as unidades de saúde do nosso município. Peço para que todos os homens público-alvo da campanha não percam essa ótima oportunidade. Cuidar da saúde é um gesto de amor consigo mesmo. Lembrando que é tudo gratuitamente”, disse a secretária de saúde, Martha Maia Brandão.




%d blogueiros gostam disto: