Notícias » UNEMAT ALTO ARAGUAIA

Professor de Alto Araguaia apresenta artigo científico em Londres

Nataniel Zanferrari
PORTAL UNEMAT 2 de novembro de 2015, 14h11

PROF UNEMATO professor Carlos Alex Sander Gulo, do curso de Ciência da Computação do Campus de Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), atualmente cursando doutorado na Universidade do Porto, em Portugal, apresentou artigo científico na edição 2015 do Imperial College Computer Science Workshop (do inglês, Workshop de Ciência da Computação do Colégio Imperial), em Londres, no Reino Unido.

Carlos, líder do grupo de pesquisa Processamento de Imagem, Visão Computacional e Aplicações Interativas (Pixel) da Unemat, explica que a ideia do artigo surgiu como projeto para avaliação na disciplina de Extração de Conhecimento e Aprendizagem Computacional no doutoramento em Engenharia Informática, e os primeiros resultados foram publicados no evento Doctoral Symposium in Informatics Engineering (DSIE, do inglês, Simpósio de Doutores sobre Engenharia de Informática), que aconteceu em janeiro deste ano.

O projeto foi estendido e otimizado para classificar, recomendar e ranquear automaticamente artigos científicos de maior relevância para uma determinada área de interesse. O modelo aplica técnicas de mineração de texto e aprendizagem computacional em uma coleção de artigos previamente selecionada, e resulta uma listagem classificada por ordem de relevância, reduzindo o tempo para analisar artigos que podem não ter relação direta com o domínio de interesse da pesquisa. “O modelo foi utilizado para validar a escolha de artigos utilizados para a escrita do capítulo de revisão de literatura do meu projeto de doutoramento, que envolve computação de alto desempenho e processamento e análise de imagens médicas”, explica Carlos. “Por outro lado, pode ser facilmente ajustado para ser aplicado em qualquer outro domínio de conhecimento”, afirma o professor.

O artigo, intitulado ‘Mining scientific articles powered by machine learning techniques’ contou em seu desenvolvimento com a colaboração dos colegas de doutorado, o brasileiro Thiago Munhoz, a indiana Shazia Tabassum, além da professora Simone Prado, pesquisadora da Universidade Estadual Paulista, que realizava pós-doutorado na Universidade do Porto. Dentre os 11 trabalhos aceitos no evento, todos são resultados preliminares ou conclusivos de teses de doutorado.

O evento tem por objetivo agregar alunos de doutorado de instituições de várias partes do mundo. O evento está na 5ª edição e é organizado por alunos de doutorado do Imperial College de Londres, no Reino Unido. Os trabalhos aceitos no evento foram publicados nos anais OpenAccess Series in Informatics e estão disponíveis para acesso.

O evento aconteceu na cidade de Londres, na Inglaterra, Reino Unido, nos dias 24 e 25 de setembro. Para maiores informações, basta acessar o site do Workshop.




%d blogueiros gostam disto: