Notícias » MEIO AMBIENTE

Sicredi realiza Projeto Recuperando Nascentes em Alto Araguaia e 600 mudas são plantadas

Da Redação
13 de novembro de 2017, 14h11

O sábado (11) foi de intensa atividade em defesa do meio ambiente. O tempo nublado colaborou e dezenas de voluntários acordaram cedo para literalmente colocar a mão na terra em mais uma edição do Recuperando Nascentes, um projeto de incentivo ao plantio de mudas para preservar nascentes. A missão de todos: plantar 600 mudas de espécies nativas do cerrado e ampliar a cobertura verde em torno de uma importante nascente no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá).

Projeto beneficiou dezenas de propriedades em Mato Grosso. Vários voluntários se envolvem na ação

A 63ª edição do projeto ocorreu na Chácara Araguaia do produtor rural e empresário Darci José da Silva. Na propriedade de 21 hectares o verde toma conta da paisagem. A preocupação é com o único curso d’água da localidade, responsável por abastecer a propriedade e fornecer água para as atividades do dia a dia e saciar a sede dos animais.

Aos poucos, os envolvidos com o projeto e voluntários foram chegando a propriedade e conhecendo a estrutura. Após um café da manhã reforçado, a oração e instruções de como proceder o plantio das mudas, todos saíram a campo com um único objetivo: reforçar o maciço florestal em torno da nascente, bem preservada por sinal.

“Para nós do Café Araguaia água é muito importante. Estamos fazendo essa ação em parceria com o pessoal do Sicredi para recuperar a minha nascente. É muito bom. Tem bastante jovem envolvido e todos interessados em proteger o meio ambiente. É uma ação muito importante. Sem água ninguém vive”, disse o empresário e produtor rural.

O projeto é desenvolvido pelo Sicredi e o objetivo é recuperar nascentes e preservar o curso da água das sub-bacias dos rios na propriedade dos associados da cooperativa Sicredi Sul, que abrange 11 cidades e tem sede em Rondonópolis. Em Alto Araguaia, na área central da cidade, está instada uma das agências na região.

Gerente da agência do Sicredi de Alto Araguaia, Rafael Lima Dourado, durante 63ª Edição do Projeto

O gerente da agência em Alto Araguaia, Rafael Lima Dourado, ressaltou que o projeto é uma forma de regularizar a produção de água nestas localidades, promovendo o equilíbrio ambiental e uso sustentável dos recursos naturais. O plantio de sábado contou ainda com o envolvimento de associados, integrantes das agências de Alto Taquari e Alto Garças, de membros do Rotaract, Interact e Rotary Club.

“Fizemos o plantio de 600 mudas pensando no futuro. Outros proprietários que tiverem interesse no projeto temos toda a instrução para passar, inclusive com visita técnica. Estamos à disposição para explicar como funciona a fundo o Recuperando Nascentes. Nos preocupamos com os associados, mas também com o meio ambiente”, ressaltou o gerente.

Conheça um pouco do projeto

O Projeto Recuperando Nascentes visa incentivar a recuperação de nascentes em propriedades rurais. Por meio da iniciativa, a cooperativa fortalece sua atuação junto à comunidade, apoiando a sustentabilidade. Desenvolvido pelo Sicredi em Mato Grosso desde 2012, o programa já recuperou dezenas nascentes em todo o Estado.

A ação é desenvolvida é extremamente planejada e pensada, visto que o trabalho é realizado sob orientação técnica, definindo as espécies adequadas para cada região. Além de promover o equilíbrio ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais, o projeto tem o objetivo de regularizar o volume de água nas nascentes e incentivar o voluntariado para o plantio das mudas.

Fotos: Sicred Alto Araguaia




%d blogueiros gostam disto: