Notícias »

Vigas da ponte de concreto sobre o Córrego Boiadeiro começam ser lançadas

MARCOS CARDIAL
13 de novembro de 2014, 16h11

PONTE SÃO FRANCISCOComeçou na tarde desta terça-feira (11/11) o lançamento das vigas pré-moldadas na ponte de concreto que é erguida sobre o Córrego Boiadeiro no município de Alto Araguaia, que ligará os bairros Francisco de Assis, Setor Castro e Cohab. O investimento em recursos próprios é na ordem de R$ 440.022,95. O objetivo é de melhorar o acesso aos bairros e garantir mais segurança aos moradores locais. Enquanto a obra é executada a única via de acesso às localidades é feito pela Rua Joaquim Estevão de Melo.
O lançamento das vigas é o início da quinta etapa da construção da ponte, a chamada superestrutura, cuja fase inclui também o lançamento e concretagem das lajes, implantação dos guard-rail. A colocação das vigas deve se estender até a próxima quinta-feira. Ao todo serão nove unidades. Cada viga possui 11 toneladas, 18,7 metros de cumprimento e 95 cm de largura. O lançamento das vigas é feito por dois guindastes.

Com o lançamento das vigas pré-moldadas e o início das fases subsequentes, a construção da ponte caminha para a reta final. Atualmente, cerca de cinco homens trabalham no canteiro. No pico, a obra chegou a contar com 15 pessoas envolvidas diretamente na confecção das vigas pré-moldadas.

A construção da ponte de concreto sobre o Córrego Boiadeiro faz parte de um cronograma de ações que está sendo executado pela prefeitura de Alto Araguaia visando melhorar a mobilidade urbana. A antiga estrutura era de madeira. A previsão da empresa contratada para executar a construção da ponte é que os trabalhos sejam finalizados nos próximos 15 dias. Depois deste processo, a prefeitura iniciará ações para concluir o encabeçamento da ponte e promover obras para melhorar as condições de trafegabilidade com a substituição dos bloquetes da Rua Laura Vicuña.

O prefeito Maia Neto (PR) acompanhou, na tarde desta terça-feira, o início do lançamento das vigas. O gestor destacou a importância do investimento que beneficiará de forma direta os bairros interligados pela ponte e de forma indireta toda comunidade de Alto Araguaia.

“Trata-se de uma obra de arte especial. É um grande investimento por parte da prefeitura. Uma obra de qualidade e que promoverá segurança à população, visto que tínhamos uma ponte de madeira e estamos promovendo a substituição por uma de concreto. Os investimentos são com recursos próprios. A obra está dentro do prazo. Muito em breve liberaremos o tráfego na localidade para que a população usufrua deste importante investimento”, destacou.




%d blogueiros gostam disto: