Notícias » VOLUNTARIADO

Voluntários criam grupo para resgatar e atender animais abandonados em Alto Araguaia

Da Redação com Cristiane Resende - Estagiária
16 de novembro de 2017, 13h11

Preocupados e sensibilizados com a situação de cães e gatos em situação de rua no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) voluntários criaram um grupo para atuar em defesa destes animais até que sejam adotados. Denominada de Associação Protetores.com, o grupo se destaca nas ações desenvolvidas na cidade. O trabalho já resultou na retirada de muitos animais em situação de rua.

O trabalho recebe assistência apenas de voluntários. Começou de forma individual, mas depois optaram por se unir e reforçar a atuação em defesa dos animais em situação de abandono. Hoje são mais de 30 pessoas envolvidas no projeto.

O trabalho voluntariado desenvolvido pelos cerca de 30 integrantes do Protetores.com tem resgatado e cuidado de animais em situação de abandono (Fotos: Cristiane Resende)

As pessoas geralmente procuram o grupo para informar a existência de cães ou gatos nas ruas, a maioria doente ou debilitado. Aí os voluntários do Protetores.com entram em ação. Eles recolhem os animais e os levam para um lar temporário, no caso de Alto Araguaia para o Centro de Tratamento de Animais, que ainda não funciona efetivamente por conta da necessidade de uma licença do Conselho de Classe de Medicina Veterinária, Vigilância Ambiental local.

Após os cuidados necessários, realizados, inclusive, por veterinários voluntários, os cachorros recebem atendimento, carinho e podem receber um lar. “A necessidade de cuidar de muitos animais abandonados, em interesses em comum, nos motiva a lutar”, ressalta, Simone Marques presidente da entidade.

Os cuidados do Protetores.com, porém, não se restringe apenas a cães e gatos. Eles já atenderam até mesmo animais silvestres. “Já encontramos outros animais, como a Arara. Tratamos de imediato e direcionamos ao órgão responsável”, explica a voluntária Cleidiane Gubiani.

Ações em prol dos animais

Sem recursos e contando apenas com doações por parte da comunidade de Alto Araguaia e Santa Rita, a Protetores.com optou por confeccionar e vender camisetas e adesivos com a logomarca da associação para assegurar recursos para o desenvolvimento de ações nas duas cidades e divulgação do trabalho.

Várias camisetas e adesivos já foram comercializadas. Os recursos vão para um fundo gerenciado pelas próprias voluntárias e tem como destino a compra de ração e remédios para os animais. A recente participação do grupo foi em mais uma edição do Projeto Vem Pro Parque, realizado na terça-feira (14), véspera de feriado. Os integrantes montaram um espaço para comercializar os produtos e divulgar o trabalho.

O Protetores.com também participou da 3° edição da Cãominhada e foram os mais beneficiados com o evento. Receberam mais de 105 kg de ração por meio de doação dos organizadores do evento e de participantes que levaram seus pets para uma tarde divertida e diferente.

Quem tiver interesse em ajudar o Protetores.com comprando camisetas ou adesivos, fazendo doações ou adotando animais pode ligar para o telefone (66) 9 9969-6155 falar com Simone Marques, no (66) 9 9967-7779 com Cleidiane Gubiani e (66) 9 9661-9432 com Emília Angélica.




%d blogueiros gostam disto: